quinta-feira, 10 de outubro de 2013

ConheSer+ outubro: O Regresso (com sociedades animais, psicologia e o CERN em destaque!)

   O ConheSer+ está de volta em outubro com novas propostas!
   É já no dia 14 que será contada a história mais impressionante da Terra. “O Triunfo da Vida” conta a história da própria Vida e da Evolução como nunca tinha sido contada antes!
   Esta é uma história que explica como o nosso planeta ficou preenchido com toda a diversidade de vida que nos rodeia, a razão de os animais se comportarem como comportam e como a clássica luta pela vida, onde apenas os vencedores sobrevivem para procriar, continua ainda nos dias de hoje. Não só explicamos porque existe tanta beleza no mundo, como mostramos que a mesma força que cria esta beleza impulsiona, também, o lado mais negro da natureza. 
   No episódio Sociedade Animal veremos de que forma os organismos se relacionam constituindo sociedades mais ou menos complexas e em que a sobrevivência do indivíduo depende do grupo a que pertence e da comunicação eficaz de perigos ou locais de interesse, desde as rápidas suricatas às anémonas-do-mar lutadoras,  dos estorninhos e a sua dança  às formigas lutadoras mas altruístas, e incluindo os próprios seres humanos, cuja evolução foi afetada tanto pela cooperação entre si como por parcerias com outras espécies.

   Também vamos falar de PsiQuê! Psi…Quê? Isso mesmo: PsiQuê? Não conhecem?
   PsiQuê (personagem da mitologia grega) era uma simples humana que se transformou em Deusa devido ao seu encanto e por quem Cupido se apaixonou. Mas o que tem o Cupido e a Deusa PsiQuê a ver com a Psicologia? De onde vem a Psicologia? Quem começou a estudar fenómenos relacionados com as pessoas? E porque será que toda a gente acha que percebe de Psicologia? Para que servem os Psicólogos? O que fazem? É verdade que “de Psicólogos e loucos, todos temos um pouco”? A Psicologia aplica-se a inúmeras áreas de investigação, desde pormenores relacionados com o cérebro humano até às “leis” que regem e moldam culturas. Vamos descobrir a Psicologia de uma forma divertida!
   A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, conhecida como CERN, é o maior laboratório de física de partículas do mundo, localizado na região noroeste de Genebra, na fronteira Franco-Suíça e, é do “CERN” da questão que nos vai falar o Professor de Física, Carlos Azevedo com base na sua experiência pessoal nesse grande laboratório de descobertas!

    
   Aguardamos a vossa inscrição!

Sem comentários:

Enviar um comentário