quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

ConheSer+ em janeiro

Em janeiro o ConheSer+ (A)colhe poesia e cinema! 


ConheSer+ Cinema e o grupo de poesia Cronópios e Famas vão integrar, mensalmente, a partir de janeiro, o projeto ConheSer+. 
O recém criado grupo de poesia Cronópios e Famas organizará sessões de Poesia nos Intervalos. A atividade desenrolar-se-á em diferentes espaços do Colégio, no maior intervalo da manhã e cada sessão terá como centro um poeta, de quem serão lidos alguns poemas. Para a primeira sessão foi escolhido o poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade. 
“Le Ballon Rouge” de Albert Lamorisse é a curta metragem que vai abrir o ConheSer+ Cinema e a discussão à volta do menino que encontra um balão ou... será que do balão que encontra um menino? O encontro com a sétima arte será também pretexto para falarmos de psicologia. 
Ainda nas oficinas de psicologia vamos perceber como funciona a nossa memória e que é graças a ela que codificamos, armazenamos e recuperamos a informação quando dela precisamos... embora nem sempre! Quantas vezes temos o nome na ponta da língua e não nos sai precisamente no momento em que mais falta nos faz! O nosso arquivo de dados obedece a algumas regras fascinantes que nos ajudam ou nos dificultam a recordar!
Filosofia e Cinema – nem tudo o que parece é!
Com estas sessões queremos levar os alunos do 9º ano a um primeiro contacto com a filosofia e com uma das suas mais pertinentes disciplinas: a teoria do conhecimento. A partir da visualização do excerto de um filme, pretendemos que reflitam sobre a origem, as possibilidades e os limites do nosso conhecimento. Pelo diálogo direcionado de análise e interpretação do excerto, pretendemos que os alunos saboreiem o prazer de, pelo pensamento crítico, desconstruírem muitas das pseudoevidências em que assenta o nosso quotidiano.
Ainda em janeiro, e aberto à comunidade escolar, destacamos a exibição do documentário “Abelhas e Homens” do suíço Markus Imhoof. Trata-se de um documentário que chama a atenção para as consequências do desaparecimento das abelhas nas nossas vidas. Levanta questões e procura respostas numa viagem ao encontro de pessoas cujas vidas dependem das abelhas. A apresentação estará a cargo de alunos do 8º ano e, em simultâneo, inauguramos a exposição: “ Relações bióticas - representações possíveis!”, um trabalho que resultou da articulação da disciplina de Ciências Naturais e Educação Visual também do 8º ano. A exibição do documentário conta com o apoio da APELF.

Aguardamos a vossa participação e...bons filmes!

Sem comentários:

Enviar um comentário