domingo, 1 de dezembro de 2013

Pela divulgação e comunicação de Ciência em Portugal: precisa-se de ação agora!

   A propósito da divulgação e comunicação de Ciência em Portugal, temos algumas novidades, não muito boas. Mas o amanhã será certamente melhor que o presente, se todos quisermos e agirmos!

   Em entrevista ao jornal Público, Sobrinho Simões, um dos mais reputados investigadores portugueses, diretor do IPATIMUP no Porto, afirma que 

“Este Governo fez uma espécie de destruição criativa: rebentou com tudo” (clicar para ler a entrevista completa)

   Se neste ponto já está suficientemente indignado e quer participar, leia e assine, se concordar, o Manifesto pela Comunicação da Ciência em Portugal
  
  O site de divulgação científica em Portugal, Ciência Hoje, fechou há alguns meses por falta de fundos para manutenção dos serviços. Mas há novidades, vindas do outro lado do Atlântico, de um investigador português no EUA:

   Francisco Feijó Delgado, do Departamento de Engenharia Biológica do MIT, Boston, EUA, lançou uma campanha  de crowdfunding que teve início ao fim da tarde de ontem para relançamento do Ciência Hoje que desde Julho deixou de ter financiamento.

   A campanha está alojada no site americano indiegogo e pode ser vista em «Vamos mantê-lo aberto» com o seguinte link: http://www.indiegogo.com/projects/ciencia-hoje-vamos-mante-lo-aberto.

   A vossa colaboraçao é fundamental. Pretendemos atingir 53 000 euros para reabrir o Ciência Hoje durante o tempo necessário para criar uma Associação sem Fins Lucrativos que garanta a gestão e direcção deste projecto único em Portugal com dez anos de existência.

   Ao optar por um site americano com larga experiência neste tipo de campanhas, Francisco Feijó Delgado pretende dar um sinal de confiança a todos os que se quiserem associar a esta iniciativa.


   Como podem ajudar a relançar o Ciência Hoje?

   1 - Doando algum dinheiro dentro das vossas possibilidades;

   2 - Divulgando esta campanha junto os vossos amigos, colegas de profissão e empresas que sejam do vosso conhecimento para que mais gente possa pryticipar;

   Como poderão verificar no site está tudo explicado.

   Nós vamos conseguir e o Ciência Hoje vai voltar a fazer o que sempre fez: informar diariamente sobre a ciência que se vai fazendo em Portugal e também no Mundo.

   Foi assim que muitos investigadores portugueses viram divulgado o seu trabalho.

   

Sem comentários:

Enviar um comentário