sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Este fim de semana há Ciência em Serralves: Há vida no Parque!

  


   Estes fins de semana oferecem um conjunto de conversas, percursos no Parque e oficinas que dão a conhecer a biodiversidade em Serralves. Investigadores especialistas a trabalhar em Portugal partilham as suas histórias e aventuras, desvendando pormenores fascinantes do mundo natural, em momentos organizados, à procura e descoberta de aves, insetos e aranhas, morcegos e micromamíferos, anfíbios, répteis e plantas (entre outros).
Um projeto realizado em parceria com o CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto.


   21-22 SET 2013 (SÁB-DOM)
   MICROMAMÍFEROS

   Os micromamíferos incluem todos os pequenos mamíferos pertencentes ao grupo dos roedores e dos insetívoros. Apesar da opinião pública relativamente a estes pequenos animais ser geralmente pouco favorável, pois são muitas vezes considerados como pestes e encontram-se por vezes associados à propagação de doenças, os micromamíferos desempenham um papel fundamental nos ecossistemas. São as principais presas de mamíferos carnívoros, aves de rapina e répteis, são consumidores primários e dispersores de sementes, desempenham um papel importante na oxigenação e permeabilidade dos solos e dão um relevante contributo para a minimização das pragas de insetos. Por outro lado, face à sua diversidade e abundância nos ecossistemas, constituem um dos principais componentes da biomassa animal. Em conversa vamos descobrir o interessante mundo dos micromamíferos, bem como a falar sobre a investigação que se faz em Portugal sobre este importante grupo animal. Nos percursos descobriremos que espécies vivem no Parque, assim como conheceremos as metodologias utilizadas neste grupo animal.

   21 SET 2013 (SÁB) (ADULTOS)
   Conversa, 15h00 às 16h00
   Local: Sala de Formação/Quinta
   Acesso: sujeito à lotação do espaço; gratuito mediante inscrição prévia para        226 156 587 ouc.almeida@serralves.pt

   Percurso no Parque, 16h00 às 17h30

   Acesso: ponto de encontro junto à Sala de Formação/Quinta; lotação máxima      25 pessoas; gratuito mediante levantamento de bilhete a partir das 14h30, na      receção do Museu.

   22 SET 2013 (DOM) (FAMÍLIAS)
   Percurso no Parque, 11h00 às 12h30
   Acesso: ponto de encontro no átrio do Museu; lotação máxima 25 pessoas;          gratuito mediante levantamento de senha a partir das 10h00, na receção do         Museu.

   Oficina, 10h00 às 13h00
   Sala de Formação/Quinta

   Conheça o programa completo AQUI.

   Conversa e Percursos: Paulo Célio Alves, Joana Paupério (Investigadores do CIBIO).
    Oficina: Mundo Científico, Lda.

Sem comentários:

Enviar um comentário