quarta-feira, 22 de maio de 2013

Dia Internacional da Biodiversidade e Água: dados sobre conservação e extinção na Europa e Portugal e Johnny Depp a inspirar nome de organismo fóssil!

   Hoje, 22 de maio de 2013, comemora-se o Dia Internacional da Biodiversidade - Água e Biodiversidade, inserido no Ano Internacional para a Cooperação pela Água, das Nações Unidas. A não perder, um vídeo sobre Água no Antropocénico, a Era do Homem


    A propósito, notícias pouco animadoras sobre conservação e espécies ameaçadas de extinção, em Portugal e na Europa

     Há pelo menos 1465 espécies ameaçadas de extinção a nível europeu, das quais 187 existem em Portugal. Os dados vêm da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), que elaborou uma “lista vermelha” das espécies ameaçadas na Europa.       
     A lista está longe de ser completa, pois pouco se sabe sobre ainda sobre muitas espécies, em particular insectos e plantas. As aves também ainda não estão incluídas.




   A propósito, deixamos ligação para um artigo de opinião de Gonçalo Calado, Biólogo, professor auxiliar na Universidade Lusófona em Lisboa e colaborador da Fundação Calouste Gulbenkian na Iniciativa Oceanos, publicado no Público e intitulado  Para um dia internacional da extinção:
     A extinção é um problema nosso, não só porque como espécie estamos a interferir directamente na taxa de extinção, mas também porque seremos directamente afectados por isso.

    E porque o estudo e classificação dos seres vivos não é um assunto chato e desligado da realidade (e estes exemplos podem ser representativos da necessidade de preservar a biodiversidade), descubram porque é que, recentemente, um fóssil marinho recebeu nome inspirado no ator Johnny Depp!

Reconstituição de Kooteninchela deppi 


Sem comentários:

Enviar um comentário