sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

ConheSer+ em janeiro: Matrix e ADN. Propostas para fevereiro

    Nos passados dias 15 e 22 de Janeiro, o grupo de Filosofia participou na atividade para o 3º ciclo ConheSer+ com duas sessões subordinadas ao tema: Filosofia e Cinema – nem tudo o que parece é.


   Para os alunos participantes (do 9º ano) foi a oportunidade para um primeiro contacto com uma disciplina que, no próximo ano de escolaridade, passará a fazer parte da sua vida de estudantes. Assim, a partir de um excerto do filme Matrix os alunos desafiaram as suas certezas, questionaram convicções e entusiasmaram-se com novas possibilidades explicativas sobre a realidade e o mundo. Um caminho feito por eles, com a sua capacidade de leitura e interpretação que lhes permitiu entrever algumas das propostas filosóficas, que, não sendo simples, podem ajudar-nos na arte de pensar o mundo.

   Ainda em janeiro, foram 16 alunos ao laboratório, participar na atividade laboratorial Extração de ADN de células vegetais. Esta iniciativa foi entusiasmante e aparentemente do agrado de todos os envolvidos, que extrairam e isolaram o material genético (molécula de ADN) de células vegetais utilizando frutos como banana e kiwi e recorrendo a materiais e reagentes que podemos facilmente encontrar nas nossas cozinhas! 




Alunos participantes na atividade de extração de ADN, no lab. de Ciências Naturais

   Nas atividades propostas para fevereiro vamos falar de física das partículas e de evidências de evolução e de adaptação de seres vivos que existem no presente. Os alunos vão ainda ter oportunidade de mostrar o que sabem sobre a união europeia e as turmas de 7º ano vão competir entre si nas I Olimpíadas da Leitura!


  Estejam atentos! A divulgação no CLF estará para surgir, a qualquer momento, e as inscrições são limitadas. 

    A todos, votos de um mês de fevereiro cheio de boas experiências! 



Sem comentários:

Enviar um comentário