domingo, 4 de setembro de 2011

Evolução e o seu Ensino - polémica antiga nos EUA

   Na continuação do post O que diriam os Macacos?, do passado dia 29 de Julho de 2011 sobre Evolução, deixamos aqui um vídeo que explica, de forma resumida, a polémica que se desencadeou no Ensino das Ciências Naturais, nos EUA, nos anos 1920 e que é tradicionalmente simbolizada pela chamado Julgamento de Scopes.
    
    Deve ser tido em atenção:


    1- esta polémica é actual: já nos anos  2000, outros dois episódios envolveram o Ensino da Evolução nos EUA;


    2- o surgimento e crescimento de teorias pseudo-científicas para explicar a origem das espécies não é exclusivo dos EUA, nem tão pouco o crescendo de adeptos destas mesmas explicações que misturam crenças e dados científicos: daí também o interesse em conhecer a história e estar preparado para a discussão;


    3- o poder das imagens é imenso (valem mais do que mil palavras!): a espécie humana a que todos pertencemos Homo sapiens sapiens não surgiu do chimpanzé Pan troglodytes ou do gorila Gorilla gorilla; antes partilhamos um antepassado relativamente recente (5 milhões de anos), daí as imensas parecenças, em particular ao nível do material genético ou DNA (98% de semelhança). interessante será perceber como os restantes 2% no genótipo (informação nos genes) podem traduzir-se em tantas diferenças de fenótipo (manifestação das características, dependente do genótipo e do ambiente). daí a simplificação e origem de tantos mal-entendidos quando se utiliza a representação do Homem a surgir do Macaco, por evolução;


    4- mais se falará sobre este assunto neste blog (recentemente, esta questão foi colocada às candidatas a Miss USA. imaginam as respostas?!).


  

     Para concluir, e para lançar a discussão, parece-nos bastante mais produtivo a disponibilidade para perceber que tipo de argumentos são utilizados por cada uma das partes interessadas (stakeholders) e assumir, à partida, a distinção entre dados e teorias científicos e crenças, religiosas ou de outro tipo. Desta forma, a discussão será produtiva e o conhecimento poderá... evoluir!

Sem comentários:

Enviar um comentário