Aproveitando a oportunidade para homenagear o grande homem e modelo que foi e será Nelson Mandela, transcrevemos uma parte da sua autobiografia referente à sua educação:
'(...) À semelhança de todas as crianças xossas, adquiri conhecimentos sobretudo através da observação. Esperava-se que aprendêssemos por via da imitação e da emulação e não das perguntas. Da primeira vez que estive em casa de brancos fiquei espantado com o número de perguntas que as crianças faziam aos pais e com a disponibilidade destes para lhes responder. Na nossa casa, as perguntas eram um incómodo e os adultos transmitiam só as informações que consideravam necessárias (...)'
Como pais e como professores, devemos refletir seriamente sobre o valor do questionamento e do diálogo. Somos modelos e seremos imitados, mesmo não tendo esse objetivo e mesmo que por vezes as crianças o façam inconscientemente. Mas penso que, como realça indiretamente Mandela, devemos também estimular as questões, mesmo aquelas para as quais não temos respostas. Talvez mesmo, principalmente essas...
'(...) À semelhança de todas as crianças xossas, adquiri conhecimentos sobretudo através da observação. Esperava-se que aprendêssemos por via da imitação e da emulação e não das perguntas. Da primeira vez que estive em casa de brancos fiquei espantado com o número de perguntas que as crianças faziam aos pais e com a disponibilidade destes para lhes responder. Na nossa casa, as perguntas eram um incómodo e os adultos transmitiam só as informações que consideravam necessárias (...)'
Como pais e como professores, devemos refletir seriamente sobre o valor do questionamento e do diálogo. Somos modelos e seremos imitados, mesmo não tendo esse objetivo e mesmo que por vezes as crianças o façam inconscientemente. Mas penso que, como realça indiretamente Mandela, devemos também estimular as questões, mesmo aquelas para as quais não temos respostas. Talvez mesmo, principalmente essas...
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