domingo, 29 de setembro de 2013

Nutrição: o segredo está no que se come ou em como se come?

   Reproduzimos texto muito relevante da rubrica life&style bem-estar do jornal Público

   Mudar os alimentos ou os comportamentos?
    Estima-se que, na Europa, a má alimentação, o excesso de peso e a obesidade sejam responsáveis por 8 em cada 10 mortes.

   As recomendações actuais para a alimentação surgem num contexto em que se reconhece que o afastamento de uma alimentação saudável e de padrões adequados de actividade física favorecem o aparecimento de doenças como a obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, cancro e osteoporose. É neste contexto que a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem publicado relatórios sobre alimentação, nutrição e prevenção de doenças não transmissíveis, revendo e actualizando as principais recomendações internacionais nestes domínios, pesando os níveis de evidência existentes e a aprendizagem decorrente da implementação de intervenções estratégicas para reduzir aquelas doenças. De forma global, na Região Europeia da OMS, a má alimentação, o excesso de peso e a obesidade podem ser responsáveis por 8 em cada 10 mortes. 
    Numa reunião da OMS em Viena, - em que tivemos a oportunidade de estar presentes - em Julho, ministros da saúde, especialistas, representantes de instituições da saúde e academia, e organizações intergovernamentais encontraram-se para discutir políticas sobre nutrição, alimentação e actividade física para lidar com as doenças não transmissíveis. Essa reunião deu origem à “Declaração de Viena sobre nutrição e doenças não transmissíveis no contexto do quadro europeu do Saúde 2020”, onde os intervenientes concordaram sobre a importância de facilitar uma acção decisiva para prevenir e combater o sobrepeso, a obesidade e a desnutrição, bem como o suporte a sistemas que estimulem a alimentação saudável. 
    Uma das áreas de destaque para reduzir as doenças não transmissíveis é a preocupação prioritária com a ingestão excessiva de energia, gorduras saturadas e gorduras trans, açúcares livres e sal, bem como o baixo consumo de hortícolas e frutas. Destaca-se também o apelo ao desenvolvimento de alimentos saudáveis e adopção de medidas que diminuam a pressão do marketing em crianças relativamente a alimentos ricos em energia, saturados trans, açucares livres ou sal, bem como a implementação de abordagens que promovam a reformulação benéfica de produtos alimentares.
    A melhoria do perfil nutricional dos produtos alimentares pode fazer-se nas diferentes fases da cadeia alimentar, desde a produção ao processamento, com inúmeras abordagens, como a fortificação ou a reformulação nutricional. 
   Para a reformulação da composição nutricional, os exemplos incluem a redução dos componentes anteriormente destacados na conferência da OMS, mas há também outras estratégias como a modificação da oferta alimentar e refeições fora de casa (de modo a que, por defeito, os oferecidos sejam os mais saudáveis e não o contrário), ou o desenvolvimento da comunicação das informações nutricionais nos alimentos. Contudo, estas mudanças não são simples e obrigarão a vencer inúmeros desafios, desde logo os de natureza tecnológica alimentar (por exemplo, na produção do queijo, o sal é um regulador importante para o fabrico, enquanto a diminuição da gordura em certos produtos pode comprometer as suas características organolépticas, tornando-os menos cremosos ou macios).
    Ainda que a reformulação nutricional possa, por si só, não ser solução para todos os problemas relativos às doenças não transmissíveis, poderá ajudar na benéfica modificação da nossa alimentação.
   Pedro Moreira
   pedromoreira@fcna.up.pt

   Nutricionista e Professor Catedrático da Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

As Florestas e o Homem: animação e documentário para nos deixarmos contagiar pela beleza e importância das plantas

   A propósito da semana das línguas no CLF e também das recentes notícias relativas ao efeito da fragmentação de florestas na conservação de espécies, partilhamos uma bela animação (vencedora de um Oscar) baseada num livro simbólico da relação homem-natureza. Para finalizar, convidamos os leitores a entrar no mundo do Planeta Humano da BBC, com a primeira parte do episódio Florestas.



sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Este fim de semana há Ciência em Serralves: Há vida no Parque!

  


   Estes fins de semana oferecem um conjunto de conversas, percursos no Parque e oficinas que dão a conhecer a biodiversidade em Serralves. Investigadores especialistas a trabalhar em Portugal partilham as suas histórias e aventuras, desvendando pormenores fascinantes do mundo natural, em momentos organizados, à procura e descoberta de aves, insetos e aranhas, morcegos e micromamíferos, anfíbios, répteis e plantas (entre outros).
Um projeto realizado em parceria com o CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto.


   21-22 SET 2013 (SÁB-DOM)
   MICROMAMÍFEROS

   Os micromamíferos incluem todos os pequenos mamíferos pertencentes ao grupo dos roedores e dos insetívoros. Apesar da opinião pública relativamente a estes pequenos animais ser geralmente pouco favorável, pois são muitas vezes considerados como pestes e encontram-se por vezes associados à propagação de doenças, os micromamíferos desempenham um papel fundamental nos ecossistemas. São as principais presas de mamíferos carnívoros, aves de rapina e répteis, são consumidores primários e dispersores de sementes, desempenham um papel importante na oxigenação e permeabilidade dos solos e dão um relevante contributo para a minimização das pragas de insetos. Por outro lado, face à sua diversidade e abundância nos ecossistemas, constituem um dos principais componentes da biomassa animal. Em conversa vamos descobrir o interessante mundo dos micromamíferos, bem como a falar sobre a investigação que se faz em Portugal sobre este importante grupo animal. Nos percursos descobriremos que espécies vivem no Parque, assim como conheceremos as metodologias utilizadas neste grupo animal.

   21 SET 2013 (SÁB) (ADULTOS)
   Conversa, 15h00 às 16h00
   Local: Sala de Formação/Quinta
   Acesso: sujeito à lotação do espaço; gratuito mediante inscrição prévia para        226 156 587 ouc.almeida@serralves.pt

   Percurso no Parque, 16h00 às 17h30

   Acesso: ponto de encontro junto à Sala de Formação/Quinta; lotação máxima      25 pessoas; gratuito mediante levantamento de bilhete a partir das 14h30, na      receção do Museu.

   22 SET 2013 (DOM) (FAMÍLIAS)
   Percurso no Parque, 11h00 às 12h30
   Acesso: ponto de encontro no átrio do Museu; lotação máxima 25 pessoas;          gratuito mediante levantamento de senha a partir das 10h00, na receção do         Museu.

   Oficina, 10h00 às 13h00
   Sala de Formação/Quinta

   Conheça o programa completo AQUI.

   Conversa e Percursos: Paulo Célio Alves, Joana Paupério (Investigadores do CIBIO).
    Oficina: Mundo Científico, Lda.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Geosfera - Porque a Geologia nos pode ajudar a viver melhor na Terra!

   Programa Geosfera, da RTP, fala-nos sobre aspetos fascinantes da geologia, partindo de alguns geoparques europeus, nomeadamente o Geopark Arouca.
    Em baixo, o primeiro de 7 episódios, a divulgar na RTP e em http://www.rtp.pt/play/p960/geosfera


quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Noite Europeia dos Investigadores 2013 - Porto, Jardim Botânico

   À semelhança de anos anteriores, realiza-se em setembro, dia 27, a Noite Europeia dos Investigadores. Em Portugal, decorrerá em diversas cidades, incluindo o Porto.

    Ao contrário das últimas edições, a NEI 2013 Porto realiza-se no Jardim Botânico e não na Praça dos Leões. 

    O mote: Pensar o mundo em 2020Como serão as cidades nessa altura? Que empregos vamos ter? Que fontes da energia iremos usar? O que vamos comer? Como vamos tratar e prevenir as nossas doenças? Estas são algumas das questões que muitos dos cidadãos europeus se colocam, e para as quais vários investigadores da Universidade do Porto procuram encontrar respostas.

     As atividades são diversas, desde observação astronómica, atividades 'hands-on', sessões de cinema e música.

    Está prometido para breve o programa em: http://nei2013.eu/locais/porto/

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Educação: Reflexões sobre a natureza humana e modelos industrial e agrícola para as nossas escolas

    O estudioso de educação Ken Robinson em mais uma palestra TED (Technology, Entertainment and Design), sobre revolução na Educação, essencialmente a passagem de um modelo industrial, linear, para um modelo agrícola, personalizado. 
    
     Esperamos que alunos e professores se sintam inspirados e motivados por estas palavras!



    Algumas reflexões nas quais devemos investir tempo e energia:

    'A vida não é linear, é orgânica. Criamos as nossas vidas de forma simbiótica, enquanto exploramos os nossos talentos em relação às circunstâncias que eles ajudam a criar para nós próprios.'

    'Um criança de 3 anos não é metade de uma criança com 6 anos.'


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Olimpíadas Ibero-Americanas de Biologia: alunos portugueses premiados!

    Nem só de exames se faz o Ensino da Biologia em Portugal. Será esta uma forma de reconhecimento do trabalho, também, dos professores da disciplina?


    'As Olimpíadas de Biologia 2013 terminaram da melhor maneira, com a conquista de 2 medalhas de prata, uma medalha de bronze e um Diploma de Mérito nas 7ªsOlimpíadas Ibero-americanas de Biologia, que decorreram na Argentina. Todos os 4 alunos que foram seleccionados para participar através das Olimpíadas Nacionais foram premiados e obtiveram a melhor classificação de sempre neste evento no qual Portugal participa desde 2010.


    Parabéns aos alunos:

António Ladeira = Esc. Secundária João de Deus (Faro)
Ana Damasceno = Esc. Sec. Homem Cristo (Aveiro)
Lara Dias = Externato Delfim Ferreira (Riba d'Ave)
Alexandre Castro = Esc. Sec. Dr. Carlos Celestino Gomes (Ílhavo)
    
    Convidamo-los a assistir à chegada dos alunos hoje de manhã, no Telejornal da RTP1, pelas 20:00 h

    E assim se iniciam as Olimpíadas de 2014 que levarão pela primeira vez alunos portugueses a participar nas Olimpíadas Internacionais de Biologia (em Bali, Indonésia) e nas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia na Cidade do México.'

sábado, 7 de setembro de 2013

Elogio à incompletude da ciência

    Cada um de nós tem, fruto de uma incrivelmente complexa rede de células com capacidade de gerar e transmitir impulsos elétricos e químicos - as células nervosas -, uma infinidade de interrogações ao longo da vida. Para algumas destas questões encontramos resposta, por nós próprios ou com ajuda, mas outras parecem teimosamente decididas a não se deixar acompanhar por uma resposta satisfatória e definitiva!
     A Ciência é uma das atividades humanas que procura resposta a muitas dessas questões. Em milhares de anos de evolução humana e científica já encontramos respostas a questões tão fascinantes quanto importantes. Mas há ainda tantas para as quais o caminho parece ser tão denso que ficamos sem saber por onde seguir!... Mas não será esse o fascínio da Ciência, ser inacabada?

Questões para as quais ninguém sabe a resposta - Chris Anderson, TED