O concurso Um Livro sobre Evolução anunciou os vencedores de cada ano, entre os quais se encontra um aluno do Colégio Luso-Francês, de 12º ano, o João Ramalhão, que desenvolveu um projeto para a disciplina de M.I.P. que tinha como grande objetivo a submissão de um artigo para constar do livro a publicar em breve.
As palavras do João sobre o projeto e o artigo em causa:
Na minha modesta opinião, este projeto surge no âmbito de uma disciplina que, maioritariamente, se assume como irrelevante aos olhos dos alunos mas que, pensando bem, é capaz de ser a mais importante no que concerne à formação de um indivíduo autónomo, empenhado e ativo. Enquanto que todas as outras disciplinas possuem limites, ou seja, se restringem maioritariamente aos programas e os conhecimentos, que são apreendidos de forma passiva, através do fluxo de informação que é "inserido" no aluno, a disciplina de M.I.P. exige que procuremos a informação, que procuremos quem nos saiba explicá-la, que procuremos as formas de a manusear, de a apresentar. Todas estas etapas envolvem um percurso individual, de períodos fáceis e difíceis, que têm de ser enfrentados autonomamente e com inteligência para os superar, de forma não linear como é o estudo para Matemática, Biologia, Física, etc... Para isso, quem se compromete com este projecto vai desenvolvendo competências que, seguramente, vão ser muito úteis no futuro. Para além disso, ver todo o esforço de um ano premiado com um produto final é bastante reconfortante.
Mais do que criticar quem considera esta disciplina desinteressante e inútil, deixo aqui o meu incentivo a todos os que decidirem ser pro-ativos e tentar, através de uma ideia, original ou não, desenvolvê-la de forma a compreender melhor algo que vos interesse, a descobrir coisas novas e não apenas cingirem-se às 300 páginas do vosso livro de Biologia e aos exercícios de preparação para os exames. O mesmo aconselho para as vossas vidas, apesar de ter apenas 17 anos e, portanto, pouca experiência: não se limitem ao que se considera básico, ao suficiente e pré-estabelecido. Esforcem-se por romper com a rotina, com o hábito, porque esses momentos é que vos vão marcar. Peço desculpa a quem achar que esta analogia era escusada... mas um convite para escrever neste blog tão conceituado tem de ser aproveitado ao máximo! Abraços!
O aluno João Ramalhão do 12º B foi um dos vencedores do concurso "Um livro sobre Evolução", promovido pelo Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO/InBIO).
Partindo do desafio "Faz uma pergunta, dá a tua resposta.", João Ramalhão optou por relacionar as questões da neurologia, da psicologia e da evolução e transformá-las na seguinte questão: Será a esquizofrenia uma consequência do surgimento da linguagem humana?
Após um processo de selecção do júri, constituido por professores e investigadores de várias instituiçoes científicas (CIBIO, Centro de GeoGenética - Universidade de Copenhaga, UNAM - Faculdade de Ciências da Universidade Nacional Autónoma do México), o texto do João foi seleccionado para integrar um livro que será publicado em 2013.
Do livro constarão os trabalhos dos participantes e textos complementares escritos por autores convidados (professores e investigadores das áreas científicas relacionadas com os temas das participações). Serão produzidas duas edições em papel, em português e castelhano, e três digitais, em português, em castelhano e em inglês.
O João será devidamente reconhecido na publicação como autor.
Foi o trabalho metódico de um ano, realizado em MIP - Metodologias de Investigação em Projeto, envolvendo pesquisa de artigos, contacto com investigadores e aplicação de conceitos que estavam a ser abordados nas disciplinas de Psicologia e Biologia do mesmo ano.
Parabéns ao João por mais um sucesso no seu percurso escolar.
Professora Rita Rocha
As palavras do João sobre o projeto e o artigo em causa:
Na minha modesta opinião, este projeto surge no âmbito de uma disciplina que, maioritariamente, se assume como irrelevante aos olhos dos alunos mas que, pensando bem, é capaz de ser a mais importante no que concerne à formação de um indivíduo autónomo, empenhado e ativo. Enquanto que todas as outras disciplinas possuem limites, ou seja, se restringem maioritariamente aos programas e os conhecimentos, que são apreendidos de forma passiva, através do fluxo de informação que é "inserido" no aluno, a disciplina de M.I.P. exige que procuremos a informação, que procuremos quem nos saiba explicá-la, que procuremos as formas de a manusear, de a apresentar. Todas estas etapas envolvem um percurso individual, de períodos fáceis e difíceis, que têm de ser enfrentados autonomamente e com inteligência para os superar, de forma não linear como é o estudo para Matemática, Biologia, Física, etc... Para isso, quem se compromete com este projecto vai desenvolvendo competências que, seguramente, vão ser muito úteis no futuro. Para além disso, ver todo o esforço de um ano premiado com um produto final é bastante reconfortante.
Mais do que criticar quem considera esta disciplina desinteressante e inútil, deixo aqui o meu incentivo a todos os que decidirem ser pro-ativos e tentar, através de uma ideia, original ou não, desenvolvê-la de forma a compreender melhor algo que vos interesse, a descobrir coisas novas e não apenas cingirem-se às 300 páginas do vosso livro de Biologia e aos exercícios de preparação para os exames. O mesmo aconselho para as vossas vidas, apesar de ter apenas 17 anos e, portanto, pouca experiência: não se limitem ao que se considera básico, ao suficiente e pré-estabelecido. Esforcem-se por romper com a rotina, com o hábito, porque esses momentos é que vos vão marcar. Peço desculpa a quem achar que esta analogia era escusada... mas um convite para escrever neste blog tão conceituado tem de ser aproveitado ao máximo! Abraços!
PS. Esta publicação nunca seria possível sem a professora Rita Rocha, que ao longo do ano e, principalmente, no último momento, foi absolutamente crucial.
João Ramalhão, 12ºB CLF
Partindo do desafio "Faz uma pergunta, dá a tua resposta.", João Ramalhão optou por relacionar as questões da neurologia, da psicologia e da evolução e transformá-las na seguinte questão: Será a esquizofrenia uma consequência do surgimento da linguagem humana?
Após um processo de selecção do júri, constituido por professores e investigadores de várias instituiçoes científicas (CIBIO, Centro de GeoGenética - Universidade de Copenhaga, UNAM - Faculdade de Ciências da Universidade Nacional Autónoma do México), o texto do João foi seleccionado para integrar um livro que será publicado em 2013.
Do livro constarão os trabalhos dos participantes e textos complementares escritos por autores convidados (professores e investigadores das áreas científicas relacionadas com os temas das participações). Serão produzidas duas edições em papel, em português e castelhano, e três digitais, em português, em castelhano e em inglês.
O João será devidamente reconhecido na publicação como autor.
Foi o trabalho metódico de um ano, realizado em MIP - Metodologias de Investigação em Projeto, envolvendo pesquisa de artigos, contacto com investigadores e aplicação de conceitos que estavam a ser abordados nas disciplinas de Psicologia e Biologia do mesmo ano.
Parabéns ao João por mais um sucesso no seu percurso escolar.
Professora Rita Rocha
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