Nas concepções que temos, enquanto cidadãos, da Ciência, ainda resistem muitas ideias erróneas acerca do conhecimento científico e a forma como este se constrói. A concepção talvez mais comum acerca do conhecimento científico é a de que a Ciência enuncia Verdades, que se tornam dogmas, concepção bem representada pelo 'Cientificamente comprovado' que legitima o consumo de tantos produtos actualmente. Pelo contrário: a Ciência apenas enuncia teorias e leis que são as melhores explicações para determinados fenómenos num determinado momento, dependendo também de circunstâncias sociais, tecnológicas, entre outras. Essas explicações vão sendo substituídas por novas ideias, resultantes de novos dados e interpretações.
Não sendo garantidamente a queda de mais um Dogma, também as 'fundações' da Física estão a ser abaladas com novos dados: partículas cuja velocidade de propagação é superior à da luz!
Vejam artigo aqui.
E para os que dispensarem o evento desportivo mais mediatizado durante os últimos dias, poderão ainda aproveitar, até às 24h, a Noite Europeia dos Investigadores, na Reitoria da UP (Praça dos Leões).
Sem comentários:
Enviar um comentário