sábado, 24 de maio de 2014

Final das Olimpíadas Portuguesas de Biologia: Beatriz Bernardes, primeira aluna do CLF entre os 50 melhores a nível nacional!

  A Maria Beatriz Bernardes, aluna do 11º Ano participou na Final das Olimpíadas Portuguesas de Biologia! Foi a primeira aluna do CLF a ter uma classificação entre s 50 melhores alunos a nível nacional (este ano com cerca de 7000 participantes ao nível do Secundário).

   Segue-se um relato, na primeira pessoa, sobre esta participação, e algumas fotografias ilustrativas! Parabéns à Beatriz, dignificou o nome do Colégio e da Biologia!

  'Eu decidi participar nas Olimpíadas, juntamente com outros colegas da minha turma, após incentivo de vários professores. Não tínhamos nada a perder e, por isso, na primeira prova, fomos descontraídos, com os nossos conhecimentos de secundário (em 2013, de 10º ano, e em 2014, de 10º e 11º anos), motivados para dar o nosso melhor.
   Sabendo que as Olimpíadas incluíam matéria do 12º ano, nunca pensei que fosse passar, quer na primeira, quer, posteriormente, na segunda eliminatória. Os resultados das duas eliminatórias, em especial, da segunda, chegaram sob a forma de surpresa. Senti-me estupefacta e feliz mas, ao mesmo tempo, insegura. No entanto, achei que, mais uma vez, não teria nada a perder ao aceitar ir à Final Nacional. Em Lisboa fiz provas, quer práticas quer teóricas, e muitos dos temas abordados iam além dos meus conhecimentos e dos de outros participantes. No entanto, procurei fazer tudo e dar o meu melhor.
   Este ano as Olimpíadas, para mim, já terminaram! Fiquei feliz por ter ido a esta última fase, uma experiência única, na qual tive a oportunidade de conhecer novas pessoas e de me aperceber melhor do que me espera se, algum dia, vier a ser bióloga.'

Os 50 melhores alunos a nível nacional preparam-se para as provas! 
A Beatriz (CLF) e a Catarina, uma participante de Espinho

Beatriz Bernardes (11ºB) e Professor André Rodrigues (Coordenador das Olimpíadas de Biologia no CLF)

Noite dos Pirilampos no Parque Biológico de Gaia - 6 de junho 2014: Convite aos alunos do 7º e 8º anos (e seus pais)

 

    No próximo dia 6 de junho, alunos do 7º 8º ano, seus pais e os professores do CLF têm 'lugar reservado' na Noite dos Pirilampos do Parque Biológico de Gaia! 
    Entre as 21h30 e as 23h30 venham passear ao luar, observando animais noturnos do Parque, em particular os luminosos pirilampos! Se as condições atmosféricas o permitirem, terminaremos com uma observação astronómica!
    

    Vai valer a pena! Inscrevam-se junto da Coordenadora do 3º Ciclo, Doutora Helena Calheiros, e venham passar um serão inesquecível!





sexta-feira, 23 de maio de 2014

Borboletas em Lisboa - em tempo real no site do jornal Público

Site para vermos borboletas em tempo real! Borboletário do Museu de História Natural de Lisboa.




Prémio para Conservação da Natureza - Investigadora Portuguesa da Universidade de Aveiro!

Bióloga portuguesa ganha prémio europeu de conservação da natureza


   "Receber este prémio significa o reconhecimento pelo duro trabalho na área da conservação e um voto de esperança", congratulou-se Milene Matos, investigadora de pós-doutoramento no Departamento de Biologia (DBio) da UA, após saber o resultado.
   Milene Matos tem trabalhado em diversas áreas protegidas portuguesas, com especial incidência na Mata do Buçaco e região Centro, onde a conservação da biodiversidade foi o principal enfoque do seu doutoramento.
   Conta também com um vasto currículo na área da comunicação de ciência e educação ambiental, tendo já apresentado trabalhos em mais de 50 encontros científicos nacionais e internacionais e publicado diversos livros e artigos de divulgação de ciência.

Alunos co Colégio Luso-Francês apresentam comunicação na Suécia

Alunos de MIP apresentam comunicação em encontro científico na Suécia

   Os alunos Beatriz Valongo, Filipe Baptista e Rodrigo Mesquita representarão o Colégio na Suécia no âmbito da EMSEA Conference  2014 (European Marine Science Educators Association). Depois do Prémio Ilídio Pinho, para o qual ainda se preparam para a grande final em Julho, os alunos mostram a cientistas de todo o mundo o trabalho desenvolvido na disciplina de MIP. Os microplásticos foram o tema escolhido pelo grupo de jovens cientistas, o qual é constituido por mais quatro alunos (José Pedro Borges, Inês Gameiro, Rute Miranda e Hugo Pinto).
   Classificar e quantificar os resíduos plásticos dos sedimentos costeiros da Praia de Matosinhos valeu-lhes o reconhecimento científico e a viagem para Gotemburgo de 1 a 3 de Outubro  - http://www.ipkl.gu.se/english/Cooperation/conferences/EMSEA14
   Partilhar metodologias e resultados será o grande desafio dos jovens portugueses que além de representarem do Colégio estarão igualmente a representar o país. O entusiasmo vem acompanhado de muita ansiedade pelo desafio de comunicarem para especialistas da área marinha. Um agradecimento muito especial ao Engenheiro Amadeu Ricardo, da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica pelo apoio incansável ao longo dos meses de trabalho e por nos fazer acreditar que o esforço traz sempre consigo uma fantástica recompensa.







terça-feira, 20 de maio de 2014

Alunos do CLF em mais uma edição do "Concurso Jovens Cientistas e Investigadores" - Projeto em Física / Ciências Médicas

Futuros engenheiros em mais uma edição do

"Concurso Jovens Cientistas e Investigadores"

    Os alunos João Silveira, Diogo Chaves, Manuel Almeida e Tiago Vasconcelos do 12º ano irão representar o Colégio em mais uma edição do Concurso "Jovens Cientistas e Investigadores" no âmbito da disciplina de MIP.
    Após um ano de trabalho intenso no desenvolvimento do protótipo Gigezzo Innovations, os alunos irão defender o seu projeto em Lisboa de 29 Maio a 31 de Maio.
     Inscrito nas categorias de Física e de Ciências Médicas, o Gigezzo Innovations permite visualizar espécimes biológicos de baixo contraste, sem recorrer a coloração e consequente morte tecidular. Este protótipo assenta num sistema de iluminação cromático diferencial, auxiliado por fibra ótica. Quando acoplado a um microscópio ótico convencional, o Gigezzo Innovations permite aumentar o número de estruturas visualizadas por aumento de contraste, tendo ainda a vantagem de utilizar componentes de baixo custo na sua construção.
      Um agradecimento muito especial ao Engenheiro Jorge Reis, do Departamento de Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, pela orientação do trabalho ao longo de todo o ano letivo assim como pela motivação e pelos imensos conhecimentos que nos transmitiu, imprescindíveis à criação do Gigezzo Innovations.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

ConheSer+: Vamos 'jogar' à Evolução das Espécies?

    Evolução por seleção natural (dia 22 de maio, repete dia 26 de maio)

Presas, predadores, ambiente, e a luta pela sobrevivência

Mas afinal, o que é a seleção natural? E como se relaciona com a evolução das espécies? Charles Darwin, naturalista do século XIX, acreditava que nem todos os indivíduos de uma espécie têm igual probabilidade de sobreviver e de deixar descendentes porque ocorre uma seleção dos mais aptos, e que essa seleção é tão importante que constituiu o principal mecanismo de evolução biológica.
Mas se a Natureza seleciona os seres vivos, essa seleção baseia-se em quê? E será possível vermos a evolução das espécies, a que ocorreu no passado e que ocorre ainda no presente?
Nesta atividade, vamos jogar à evolução por seleção natural, mas também falar sobre mutações,  sobre presas e predadores, sobre a luta entre organismos pela sobrevivência e sobre adaptação. No final, será bem mais simples compreender a evolução e diversidade de espécies no Mundo: perceber como ocorre a evolução conduz-nos ao deslumbramento e urgência de preservar tão grande biodiversidade!

Árvore da Vida, concebida por Darwin e que relaciona os seres vivos a nível evolutivo

Evolução por seleção sexual (dia 28 de maio, 16h-18h, Quinta do Covelo)

Porque é que, em várias espécies, os machos são diferentes das fêmeas?

Nesta atividade, vamos até à Quinta do Covelo em busca de seres vivos muito especiais que aí habitam. O objetivo? Observar aves de diferentes espécies, procurar distinguir machos e fêmeas, e discutir porque existem, em várias espécies, diferenças tão evidentes entre sexos.
Que hábitos apresentam as espécies em que há diferenças mais óbvias entre machos e fêmeas? Haverá uma seleção a nível sexual? E se sim, quem escolhe o parceiro sexual e como pode essa escolha influenciar as características dos descendentes e a evolução das próprias espécies?
Voltamos ao jogo da seleção e à sua influência na biodiversidade. Vamos passear e observar aves, sempre no trilho de Darwin e da evolução dos seres vivos!

 A exuberância das penas e do ritual de corte do pavão-macho são exemplo de seleção sexual
Cartoon sobre a importância das vocalizações em machos de algumas espécies de anfíbios para a conquista de uma parceira