terça-feira, 8 de abril de 2014

Dias Abertos da Ciência e Tecnologia CLF 2014: a visão dos alunos do 1º ciclo, em palavras e imagens!

   Este ano, os Dias Abertos das Ciências e Tecnologias abriram-se aos alunos do 1.º ciclo e foram dias assim…nas palavras de alunos do 4.º ano e ilustrações de alunos do 1.º:
Os alunos do 3.º ciclo do CLF prepararam os Dias Abertos das  Ciências e Tecnologias a decorrer nos dias 1 e 2 de abril de 2014, destinados aos alunos do 1.º ciclo.
No dia 2 de abril fui explorar os oceanos juntamente com alguns colegas da turma. Momentos antes, fomos distribuídos em grupos de cinco e fiquei com a monitora Inês, aluna que pertencia à organização.
Nesta observação do fundo do mar conheci as propriedades da água, verifiquei como se transforma a água poluída em água potável e ainda vi a água doce e a água salgada.
De seguida, fui observar seres marinhos no microscópio onde tive oportunidade de ver espécies marinhas.
Nesta viagem fizemos algumas experiências e a que mais gostei foi a do submarino! Ora sobe, ora desce!
Foi uma expedição surpreendente pois para além de adquirir muitos conhecimentos sobre o fundo do mar, tudo aconteceu através de jogos e de uma forma divertida!

Francisca Duarte
4.º B


Hoje fomos convidados a assistir e a participar nas atividades dos Dias Abertos das Ciências e Tecnologias. O tema principal era “Explorar os Oceanos…” e cada menino recebeu um diário de bordo onde era colocado um carimbo diferente por cada “observação do fundo do mar feita a bordo do submarino”.
            Foi uma expedição muito diversificada. Na “Fábrica do Sal” vimos como se faz o sal nas salinas, mas tudo em miniatura e de forma mais rápida porque foi usado calor artificial. Apreendemos a transformar a agua salgada em agua potável na experiencia “Água boa para beber”.
            Tivemos a oportunidade de conhecer alguns animais marinhos que pintamos. Fizemos perguntas sobre o mar. Estávamos já na atividade “Tubarão ou Tubarinho?”.
            No espaço “Submarino! Ora sobe, ora desce” a diversão foi grande. O submarino era uma garrafa de plástico com um balão dentro que ao encher fazia o submarino subir no aquário e ao esvaziar, fazia o submarino descer.
            Apreendemos as diferenças entre as propriedades da água doce e da água salgada, onde, por exemplo, a flutuabilidade é maior.
            Por fim fizemos um jogo de pesca para saber quem era o melhor pescador e observamos seres marinhos ao microscópio.
            Foi uma tarde muito bem passada, cheia de surpresas e onde aprendemos diversas coisas sobre o mar. Temos de agradecer aos alunos do terceiro ciclo por terem organizado esta viagem fantástica!

Sara dos Santos Soares Alves Rebelo
4.º C


No dia 2 de Abril de 2014, a minha turma (4º C) foi à parte nova do Colégio Luso-Francês fazer actividades sobre o mar e a água.
A primeira atividade que fizemos chamava-se “salvar o mar”. A atividade consistia na constituição de dois grupos que competiam de forma a deixar cair a menor quantidade de lixo possível no chão, e a mantê-lo o máximo tempo possível no ar. Esta actividade aconteceu com a ajuda de um projector interativo uma vez que, claro está, o lixo não era físico.
Para além desta, muitas outras actividades se seguiram.
O “concurso de pesca” foi a segunda, e consistia em angariar pontos que se conseguiam com recurso a uma cana de pesca munida de um íman. A pontuação resultava da quantidade de peixes apanhados pela cana. Cada peixinho valia um número diferente de pontos.
Passamos então para a terceira actividade denominada “vibrafone”. Com uma baqueta tínhamos que bater num conjunto de copos, com diferentes níveis de água com corante, de forma a criar várias músicas.
A actividade “fábrica de sal” foi a quarta. Aqui, aprendemos como se extrai mais rapidamente o sal da água. Em vez de a extração acontecer pelo processo do Sol, arranjamos um recipiente cheio de água salgada com aquecimento por baixo e uma lâmpada a inicidir na água.
Seguiu-se a quinta atividade com a “fábrica de água potável”. Nesta, tínhamos um recipiente com água salgada e aquecimento por baixo. Dentro deste recipiente existia um mais pequeno com um furinho no fundo. Em cima do recipiente mais pequeno existia um plástico que cobria totalmente os dois recipientes, e uma pedra a fazer pressão no mesmo. O calor que vinha por baixo provocava a evaporação da água salgada, ficando no recipiente mais pequeno água potável que, através do seu furinho,  descia para o recipiente maior, ficando por sua vez o sal depositado na parte de baixo do plástico. 
 A “flutuação de um corpo/ impulsão” foi, desta feita, a sexta actividade, que consistia em trazer um submarino para o cimo da água. Vamos supor que temos o mar dentro de um aquário e uma garraga dentro do mesmo a fazer de conta que é um submarino. Dentro da garrafa está um balão vazio ligado a uma bomba de ar; se não fizermos nada, a garrafa mantem-se no fundo do aquário, mas se quisermos que a garrafa venha acima, enchemos o balão com a ajuda da bomba de ar. Para a voltarmos a colocar no fundo, basta retirarmos o ar ao balão.
A sétima actividade chamava-se “a concha protege o búzio”. Aprendemos que o búzio é uma concha que serve para proteger os moluscos que neles se abrigam para fugir dos predadores. A concha é um invólucro calcário ou duro, que prtotege os moluscos de serem comidos.
A oitava actividade era bastante interactiva –  “apoio às perguntas” – consistindo num quadro no qual os meninos escreviam as suas dúvidas, como por exemplo:
- Há peixes no fundo do mar?
- A Atlântida, existe?
- Os peixes, usam telemóvel?
- Os peixes casam?
- Os peixes usam computador para enviar mensagens?

O “apoio à pintura” foi a nossa nona actividade, e aqui pintamos vários tipos de peixes em folhas com desenhos que foram distribuídas por todos.
Todos ficamos bastante contentes com a décima actividade, um “filme do mar” do Tintim, que descrevia as suas descobertas no mar. Foi mesmo muito interessante.
No fim deste dia tão intenso e educativo, foram-nos oferecidas gomas deliciosas,  tivemos a oportunidade de comprar um conjunto de sabonetes de várias cores com diferentes formas de peixinhos, e ainda escolhemos uma garrafa plástica pequena com uma mensagem enrolada por dentro, onde constavam factos sobre o mar.
Foi um fim de dia simplesmente extraordinário!

Mariana Barbosa Cerveira
4.º C

  
Dias 1 e 2 de abril, no Colégio Luso-Francês, decorreu uma fantástica Feira de Ciências e Tecnologias cujo tema era: Explorar os oceanos.
Lá existiam várias atividades direccionadas ao primeiro ciclo, apesar de estarem abertas a toda a comunidade educativa. O objetivo desta iniciativa foi dar a conhecer algumas curiosidades científicas sobre os mares. Para isso, havia jogos didácticos sobre a poluição e um “submarino-cinema” que nos levava a viajar pelo fundo do mar.
Passado um pouco, começou a dar um filme do Tintim.
Noutras bancas havia experiências com microscópios para observar seres marinhos (algas e bactérias). Também explicaram conteúdos sobre o sal e acidez.
No final, pudemos comprar sabonetes e comer gomas com formas de peixes, conchas, estrelas do mar e, à saída, trocamos, com outros alunos, informações “engarrafadas” sobre curiosidades dos oceanos.

Diogo Chorão
4.º B

Nos dias 1 e 2 de abril decorreu no CLF a Feira das Ciências e Tecnologias. Houve diversas atividades nas quais os alunos do 1.º ciclo podiam participar. As atividades tinham como objetivo dar a conhecer algumas curiosidades sobre os oceanos. Para tudo correr bem, era necessário haver monitores, cargo desempenhado por alguns alunos do 3.º ciclo.
As atividade que existiam em maioria eram as experiências, no entanto, também havia uma viagem de submarino, cinema de animação, jogos multimédia, e mensagens em garrafas.
No final da visita houve ainda tempo para um filem do lendário Tintim.
Achei a Feira muito interessante e educativa. Espero que se volte a repetir!

Martim Chorão
4.º B

No Colégio Luso-Francês, durante os dias 1 e 2 de abril decorreu uma feira de Ciências e Tecnologias sobre o mar. Esta feira foi organizada pelos alunos do 3.º ciclo e teve como púiblico os alunos do 1.º ciclo.
Nesta atividade foram apresentados vários projetos científicos: jogos, filmes e longas histórias do nosso velho amigo mar e muitas outras surpresas.
As crianças, para além de se terem divertido imenso, aprenderam factos interessantes sobre o mar e assim concretizaram o objetivo da feira marítima do CLF.

Mariana Soares da Rocha
4.º B



Nos dias 1 e 2 de abril, no Colégio Luso-Francês, junto à sala multimédia, realizou-se uma feira de Ciências e Tecnologias com o tema “Explorar os oceanos”. Este projeto foi desenvolvido pelos alunos do 3.º ciclo e seus professores.
No início da visita cada aluno recebeu um diário de bordo para registar, com carimbos, diversas atividades por onde havia passado: filme “tubarão ou tubarinho”?;“Mar, qual o mais salgado?”; “Dá-lhe música!”; “Serás o melhor pescador?”; “Submarino, ora sobre, ora desce!”; “Fábrica do sal”; “Água doce, água salgada!”; “ A concha protege o búzio?”; “Seres marinhos ao microscópio” e “Água boa para beber”.
Na nossa opinião, as atividades foram todas divertidas! Estas puderam ser realizadas pelos alunos do 1.º ciclo mas as portas abriram-se a todos os alunos do nosso Colégio.
No final da bem sucedida expedição, recebemos uma garrafa com uma mensagem que transmitia uma curiosidade sobre o mar.
Foram dois dias muito divertidos e esperamos que para o ano se repita esta iniciativa.

Dinis Duarte Paiva Canha e Duarte Manuel Carvalho Pereira
4.º B